Como definir as PALAVRAS-CHAVE?

Neste texto, vamos te ajudar a definir as palavras-chave da sua pesquisa. Dessa forma, você vai conseguir escolher as palavras-chave do seu artigo científico, projeto de pesquisa, TCC, dissertação ou até mesmo de sua tese.

Seja específico!

A ABNT define “palavra-chave” como “Palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.”. Ou seja, a palavra-chave é um termo de busca muito utilizado nas bases de dados para a realização de pesquisas.

Isso significa que as palavras escolhidas devem trazer uma ideia clara e específica do conteúdo do seu trabalho e do seu campo de pesquisa. Sendo assim, você não deve usar palavras muito genéricas ou muito abrangentes

Por exemplo, se você for tratar dos efeitos da pandemia de covid19 na saúde mental dos trabalhadores, covid19 é um termo mais apropriado e específico do que pandemia. Isso porque o termo covid19 faz referência a uma pandemia e ainda especifica o nome da doença e o ano em que ela teve início. Da mesma maneira, home-office é um termo mais representativo e específico do que trabalhadores, já que ele se refere aos trabalhadores que transformaram sua casa em escritório.

Use sempre as mesmas palavras-chave!

Se você está desenvolvendo um mestrado ou doutorado, é comum utilizar as mesmas palavras-chave em suas publicações. Ao contrário do que parece, isso não é um problema, pois você está tratando de uma mesma pesquisa. Porém, isso não significa que você vai definir as palavras-chave no começo da pesquisa e ficar preso a elas. É claro que você pode variar uma ou outra palavra, mas não faz sentido que essa variação seja muito brusca.

Pense que a “palavra-chave” é uma palavra que funciona como uma chave para a compreensão do sentido do texto. Ou seja, a chave é específica e única: só aquela chave abre aquela porta!

Também vale lembrar que o plural é palavras-chave e não palavras-chaves. Isso porque o termo “palavras” funciona como adjetivo de “chave”.

Formatação

A ABNT recomenda de 3 a 5 palavras-chave para os trabalhos acadêmicos. As palavras-chave são grafadas com inicial minúscula (com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos), separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Tem um texto aqui no blog sobre o uso da letra maiúscula.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! 😉

8 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

TUTORIAL – Como inserir LIVES no currículo Lattes?
Como montar uma apresentação de slides?
Menu