Como elaborar um projeto de pesquisa?

Desenvolver uma pesquisa científica é um desejo de muitos universitários, mas a quantidade de dúvidas sobre o tema acaba bloqueando a realização desse sonho. Uma delas diz respeito à elaboração do projeto de pesquisa, que é fundamental para o início desse processo.

Nesse texto, vamos te ajudar a elaborar um projeto de pesquisa, que pode ser de iniciação científica, de mestrado ou de doutorado. A base e a estrutura do projeto são as mesmas em qualquer nível de escolaridade, logo, o que vai mudar é a consistência dos seus argumentos, o embasamento teórico, os prazos, a maturidade da escrita, as referências utilizadas…

O QUE É INDISPENSÁVEL EM UM PROJETO DE PESQUISA?

Um projeto de pesquisa deve apresentar alguns elementos indispensáveis: introdução, justificativa, revisão bibliográfica, objetivos, metodologia (ou materiais e métodos)/embasamento teórico, cronograma e referências. Os nomes dessas seções (e, às vezes, a ordem) podem variar, mas o importante é saber o que fazer em cada uma.

O QUE INCLUIR EM CADA SEÇÃO?

1) Na introdução, apresente um panorama geral do tema e a problemática que você escolheu para sua pesquisa. Isto é, mostre o que você vai ser estudar.

2) Na justificativa, explique por que esse tema é relevante para a área de pesquisa e por que você o escolheu.

3) A revisão bibliográfica (ou “estado da arte”) consiste na busca e leitura de outros trabalhos que já tenham discutido algum aspecto do tema escolhido, a fim de se delinear o contexto em que a pesquisa se insere e quais lacunas ela pretende preencher.

4) Os objetivos do trabalho (específicos e geral) mostram o que essa pesquisa pretende, onde ela quer chegar. O objetivo geral é aquele que você vai atingir depois que cumprir os objetivos específicos, as metas intermediárias.

5) A metodologia consiste no modo como o trabalho será realizado, ou seja, quais materiais e métodos você vai utilizar para atingir os objetivos propostos e qual é o embasamento teórico que sustenta a discussão (esse aspecto está diretamente ligado à linha de pesquisa do orientador).

6) No cronograma, determine quais etapas você vai realizar ao longo do projeto (aprofundamento teórico, coleta de dados, leitura e análise do corpus, análise dos dados, elaboração de relatórios, participação em eventos) e quanto tempo você vai gastar em cada uma delas (um bimestre, um trimestre, um semestre).

7) No final do projeto, você vai inserir as referências que usou, ou seja, aquilo que você já leu ou que pretende usar, incluindo artigos científicos, dissertações, teses, livros, enfim, outras pesquisas que vão ajudar no desenvolvimento da sua.

E OS RESULTADOS ESPERADOS?

Em seu projeto de pesquisa, você também pode apresentar os resultados esperados do trabalho, ou seja, onde você quer chegar, o que você acredita que vai descobrir ao final da pesquisa e porque isso vai ser importante para a sua área de conhecimento.

O papel do pesquisador é fazer um recorte adequado de qualquer tema de pesquisa. Da mesma forma, toda pesquisa científica tem utilidade desde que se pesquise, trabalhe, produza.

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara e Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Metodologia do Texto Científico na UNESP e na UFSCar. Orientou trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica. Trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras, em 2004, e já revisou inúmeros trabalhos de diversas áreas. É também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

3 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Carolina Maria de Jesus: Onde estaes Felicidade?
3 anos de Letraria!
Menu