Como fazer citação de acordo com a ABNT?

A citação é um dos temores dos estudantes de graduação e de pós-graduação: posso fazer citação? Como faço para indicar os autores citados? O que é uma citação direta? A citação vem sempre entre aspas?

Hoje vamos esclarecer essas dúvidas e te ajudar a padronizar as citações do seu trabalho de acordo com as normas da ABNT.

Para começar, a citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte” (ABNT NBR 10520, p. 1), ou seja, é quando você traz para o seu texto trechos de outros textos. Existem dois tipos de citação: a direta e a indireta.

Qual é a diferença entre elas?

A citação direta ocorre quando você copia literalmente o trecho de outro texto.

Já a citação indireta é quando você reescreve algum trecho com suas próprias palavras, fazendo uma paráfrase do que foi lido.

Como marcar essa diferença?

A citação direta vem entre aspas, caso ela não ultrapasse 4 linhas completas (de acordo com a formatação do seu texto). Nesse caso, você abre aspas para inserir o trecho citado e fecha aspas quando ele terminar. Caso o trecho citado comece com letra minúscula, você deve inserir o sinal da supressão […] logo depois das aspas, assim: “[…] trecho citado.”.

Se a citação direta que você fez ultrapassar 4 linhas completas, você deve inseri-la como um bloco justificado, com recuo de 4cm à direta, sem adentramento de parágrafo, em espaçamento simples e em um número menor do que o tamanho da fonte do seu texto. Por exemplo:

 

Esse é um exemplo de citação direta que ultrapassa 4 linhas completas e que foi inserida como um bloco justificado, sem adentramento de parágrafo, alinhado à direito com recuo de 4cm, em espaçamento simples e um número menor do que o tamanho da fonte do seu texto. Se você estiver usando a fonte em tamanho 12, a citação direta com mais de 3 linhas deve vir em tamanho 11.

 

Já a citação indireta vem no meio do texto e deve ser marcada com uma chamada para o(a) autor(a) e o ano da obra citada, por exemplo, “Segundo Silva (1998),”, “De acordo com Ferreira (2010),”. Você também pode inserir verbos de posicionamento: “Mendonça (2005) defende que…”, “Guimarães (2004) ressalta que…”

Como marcar os autores citados?

De acordo com o padrão ABNT, 3 informações devem constar na citação direta (autor, ano e página) e 2 na citação indireta (autor e ano). Sendo assim, você deve inserir essas informações antes ou após a citação, dentro ou fora dos parênteses.

Caso o nome do autor venha dentro dos parênteses, ele precisa aparecer em CAIXA ALTA, junto com o indicativo do ano e, nas citações diretas, da página. Por exemplo: (GUIMARÃES, 2004, p. 14).

As páginas devem ser indicadas com a abreviação “p. ” seguida do número da página. Caso o trecho citado comece em uma página e termine em outra, você deve indicar os números da sequência separados por hífen: “p. 10-11”.

E o ponto final?

Depois do trecho citado, você deve inserir um ponto final antes das aspas e outro depois, porque um deles faz parte do trecho citado e outro do seu período. Caso a citação não termine no ponto final, você deve inserir novamente o sinal da supressão e um ponto final depois das aspas: “[…] trecho citado […]”.

Espero que esse texto tenha te ajudado a entender melhor como fazer uma citação de acordo com a ABNT!

Não deixe de conferir essas dicas sobre as citações 😉

Se você ainda tem dúvidas, deixe um comentário nesse post que logo iremos te responder! 😉

Fernanda Massi é Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, Doutora e Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara e coordenadora da equipe de revisão e normatização da e-ditora Letraria.

2 Comentários. Deixe novo

  • Angela Meira
    29/08/2019 20:59

    Como consigo ter acesso as NORMAS? Não consegui encontrar a norma vigente (2019) no site da ABNT? Já tentei várias buscas na internet e não consigo encontra-las para baixar. Ficaria muito grata se conseguisse me orientasse nessa questão. Teria como me enviar essa norma por e-mail? Abraço.

    Responder
    • Olá! Agradecemos pelo contato. Veja o vídeo que preparamos com as novas normas da ABNT e o texto que está disponível em nosso blog.;) Qualquer dúvida, deixe seu comentário lá!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

“A mala maluca da vovó Zenilda” na Base Nacional Comum Curricular! Conheça esse premiado projeto
Menina de 11 anos lança seu 2º livro ilustrado!
Menu