Como fazer citação de acordo com a ABNT?

A citação é um dos temores dos estudantes de graduação e de pós-graduação: posso fazer citação? Como faço para indicar os autores citados? O que é uma citação direta? A citação vem sempre entre aspas?

Hoje vamos esclarecer essas dúvidas e te ajudar a padronizar as citações do seu trabalho de acordo com as normas da ABNT.

Para começar, a citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte” (ABNT NBR 10520, p. 1), ou seja, é quando você traz para o seu texto trechos de outros textos. Existem dois tipos de citação: a direta e a indireta.

Qual é a diferença entre elas?

A citação direta ocorre quando você copia literalmente o trecho de outro texto.

Já a citação indireta é quando você reescreve algum trecho com suas próprias palavras, fazendo uma paráfrase do que foi lido.

Como marcar essa diferença?

A citação direta vem entre aspas, caso ela não ultrapasse 4 linhas completas (de acordo com a formatação do seu texto). Nesse caso, você abre aspas para inserir o trecho citado e fecha aspas quando ele terminar. Caso o trecho citado comece com letra minúscula, você deve inserir o sinal da supressão […] logo depois das aspas, assim: “[…] trecho citado.”.

Se a citação direta que você fez ultrapassar 4 linhas completas, você deve inseri-la como um bloco justificado, com recuo de 4cm à direta, sem adentramento de parágrafo, em espaçamento simples e em um número menor do que o tamanho da fonte do seu texto. Por exemplo:

 

Esse é um exemplo de citação direta que ultrapassa 4 linhas completas e que foi inserida como um bloco justificado, sem adentramento de parágrafo, alinhado à direito com recuo de 4cm, em espaçamento simples e um número menor do que o tamanho da fonte do seu texto. Se você estiver usando a fonte em tamanho 12, a citação direta com mais de 3 linhas deve vir em tamanho 11.

 

Já a citação indireta vem no meio do texto e deve ser marcada com uma chamada para o(a) autor(a) e o ano da obra citada, por exemplo, “Segundo Silva (1998),”, “De acordo com Ferreira (2010),”. Você também pode inserir verbos de posicionamento: “Mendonça (2005) defende que…”, “Guimarães (2004) ressalta que…”

Como marcar os autores citados?

De acordo com o padrão ABNT, 3 informações devem constar na citação direta (autor, ano e página) e 2 na citação indireta (autor e ano). Sendo assim, você deve inserir essas informações antes ou após a citação, dentro ou fora dos parênteses.

Caso o nome do autor venha dentro dos parênteses, ele precisa aparecer em CAIXA ALTA, junto com o indicativo do ano e, nas citações diretas, da página. Por exemplo: (GUIMARÃES, 2004, p. 14).

As páginas devem ser indicadas com a abreviação “p. ” seguida do número da página. Caso o trecho citado comece em uma página e termine em outra, você deve indicar os números da sequência separados por hífen: “p. 10-11”.

E o ponto final?

Depois do trecho citado, você deve inserir um ponto final antes das aspas e outro depois, porque um deles faz parte do trecho citado e outro do seu período. Caso a citação não termine no ponto final, você deve inserir novamente o sinal da supressão e um ponto final depois das aspas: “[…] trecho citado […]”.

Espero que esse texto tenha te ajudado a entender melhor como fazer uma citação de acordo com a ABNT!

Não deixe de conferir essas dicas sobre as citações 😉

Se você ainda tem dúvidas, deixe um comentário nesse post que logo iremos te responder! 😉

Fernanda Massi é Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, Doutora e Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara e coordenadora da equipe de revisão e normatização da e-ditora Letraria.

18 Comentários. Deixe novo

  • Angela Meira
    29/08/2019 20:59

    Como consigo ter acesso as NORMAS? Não consegui encontrar a norma vigente (2019) no site da ABNT? Já tentei várias buscas na internet e não consigo encontra-las para baixar. Ficaria muito grata se conseguisse me orientasse nessa questão. Teria como me enviar essa norma por e-mail? Abraço.

    Responder
    • Olá! Agradecemos pelo contato. Veja o vídeo que preparamos com as novas normas da ABNT e o texto que está disponível em nosso blog.;) Qualquer dúvida, deixe seu comentário lá!

      Responder
  • […] Quando você quer inserir a “fala” de outras pessoas em seu texto, ou seja, quando fizer uma citação, você tem duas formas possíveis: a citação direta ou a citação indireta. Na citação direta, você reproduz exatamente o que leu e na indireta você vai parafrasear essas ideias. Mas isso está bem explicado em outro post… […]

    Responder
  • Essa regra do texto ainda permanece em vigor?

    Responder
  • Bom dia! Fiquei em dúvida se são mais de 3 ou 4 linhas para fazer a citação direta! Poderia me esclarecer, por gentileza?! <3

    Responder
    • Letraria E-ditora
      30/03/2020 17:02

      Claro, Elaine! A citação direta é aquela que reproduz integralmente o texto de outra pessoa. Se ela tiver até 3 linhas, ela fica no texto corrido entre aspas, com a mesma formatação do texto. Se ela tiver 4 linhas completas ou mais, ela aparece sem aspas, com recuo de 4cm à direita, em espaçamento simples e com tamanho de texto menor. 😉

      Responder
  • […] Uma característica comum ao quadro e à tabela é a necessidade de uma legenda, composta pelo número do quadro ou da tabela e por seu título (como nos exemplos acima: Quadro 1 – Gêneros textuais em sala de aula e Tabela 1 – Livros lidos por gênero). Além disso, é preciso inserir a fonte de onde esse quadro ou essa tabela foram retirados. Quando o quadro ou a tabela forem retirados de outro trabalho, a fonte é inserida como uma citação: autor, ano e página (veja outro post sobre citação aqui). […]

    Responder
  • Olá!
    Tenho uma dúvida pertinente, se puderem me ajudar ficarei extremamente grata 🙂
    É em relação aos espaçamentos antes e depois de uma citação direta com mais de 3 linhas, qual é recomendado pela ABNT? nas minhas buscas vejo respostas variadas e não consigo identificar a correta.

    Responder
    • Letraria E-ditora
      03/06/2020 16:10

      Oi, Amanda! Obrigada pela pergunta. ❤
      O espaçamento antes e depois da citação deve ser igual ao espaçamento do texto (1,5 entrelinhas). Somente a citação fica em espaçamento simples.
      Esperamos ter ajudado. 😉

      Responder
  • Antônio Oliveira Filho
    10/06/2020 11:35

    Comecei a citação direta longa numa página, que ocupou as três ultimas linhas e conclui na página seguinte. Isso é permitido ou tenho necessariamente que fazê-lo integralmente em uma só página, sem quebra?

    Responder
    • Letraria E-ditora
      10/06/2020 12:05

      Olá, Antônio! Obrigada por enviar sua dúvida. ❤
      Essa questão de formatação vai depender de quem irá avaliar o texto, mas geralmente não há nenhum problema em quebrar a citação em duas páginas.
      Você só precisa observar, por exemplo, as normas de formatação da revista (caso se trate de um artigo científico) ou as normas de formatação da sua universidade (caso se trate de um trabalho acadêmico) para ver se elas sugerem que isso não seja feito. 😉

      Responder
  • Antônio Oliveira Filho
    12/06/2020 11:22

    Prezado(a), bom da!
    Qual a forma correta de inserir uma fala de um entrevistado no texto em citação direta longa? Posso, a título de exemplo, fazer dessa forma: […]O professor (fulano) não pode vir essa semana em razão de problemas de saúde, mas deverá apresentar atestado […] não sabemos ao certo o que houve, acho que não deve ser nada grave. A gente, eu, a coordenadora, orienta, chama a atenção do professor, mas […] isso acontece em toda escola, infelizmente. (DIRETOR A). Há também necessidade de usar nota de rodapé, esclarecendo detalhes da entrevista?

    Responder
    • Letraria E-ditora
      12/06/2020 13:45

      Olá, Antônio! Obrigada por nos enviar sua dúvida. ❤

      As falas de entrevistas devem ser inseridas como as citações. Os trechos que sejam inserções suas devem aparecer entre colchetes e não entre parênteses.
      Quando aos detalhes em nota de rodapé, isso depende das informações que você vai inserir e se elas são imprescindíveis para a compreensão do texto. Se necessário, você pode fazer um parágrafo introdutório, no corpo do texto, explicando como está reproduzindo as falas das entrevistas.

      Você sempre precisa observar as normas de formatação da revista (caso se trate de um artigo científico) ou as normas de formatação da sua universidade (caso se trate de um trabalho acadêmico) para ver se elas fazem alguma sugestão sobre isso.

      Responder
  • Antônio Oliveira Filho
    12/06/2020 23:07

    Muito obrigado!

    Responder
  • Olá! Eu sempre tive uma dúvida com relação ao espaçamento nas citações diretas. Vejo que o espaçamento entre o texto antes e depois da citação deve ser de 1,5. Mas, se eu quisesse aplicar o espaçamento entre parágrafos na citação, quantos pontos deveria aplicar? 6, 12?

    Obrigado.

    Responder
    • Letraria E-ditora
      22/06/2020 13:26

      Olá, Fábio! Obrigada pela pergunta. ❤
      As citações diretas devem ser formatadas com espaçamentos simples, de acordo com o padrão ABNT.
      Não é recomendado que você insira espaçamento entre os parágrafos na citação 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

“A mala maluca da vovó Zenilda” na Base Nacional Comum Curricular! Conheça esse premiado projeto
Menina de 11 anos lança seu 2º livro ilustrado!
Menu