NOTAS DE RODAPÉ: modo de usar

Neste texto, vamos falar sobre o uso das notas de rodapé! Se você é novo(a) por aqui, seja muito bem-vindo(a) e aproveite para conhecer outros textos. Se você já é de casa, sinta-se acolhido novamente.

O que são as notas de rodapé? 

A nota de rodapé é uma velha conhecida de muitos escritores e leitores. Trata-se daquela observação colocada em algum conceito, citação ou informação que traz um texto mais detalhado no rodapé da página. A numeração aparece sobrescrita e a sequência é corrida ou recomeça a cada capítulo.

As notas de rodapé trazem informações complementares ao texto, portanto, não são lidas imediatamente. O leitor pode pular as notas por considerar a fonte muito pequena. Ou ainda, pode achar que aquela informação é desnecessária.

É como se a nota de rodapé fosse um desvio da leitura, um parêntese, um link que o leitor vai abrir para saber mais sobre o tema, mas que vai tirar os olhos dele do texto corrido.

Dessa forma, os conceitos que são imprescindíveis para a compreensão do texto devem ser explicados no próprio texto e não em nota de rodapé!

O que pode aparecer em nota de rodapé?

É comum aparecer em nota de rodapé:

  • a citação original de um trecho traduzido;
  • a indicação espacial sobre o texto, por exemplo, “no capítulo seguinte, falaremos mais sobre esse assunto”;
  • um link/site;
  • a referência de uma obra citada, caso não seja utilizado o sistema autor/data de citações e sim as “notas referenciais”.

Geralmente, a nota de rodapé traz um texto curto, de até 3 linhas. Se o conteúdo ficar muito extenso, prefira colocar ele no corpo do texto até por uma questão visual. É muito estranho quando as notas de rodapé ocupam mais espaço na página do que o próprio texto… tome cuidado para não criar um “texto de rodapé”!

O que diz a ABNT?

De acordo com as normas da ABNT, a nota de rodapé deve ter um tamanho 2x menor do que o utilizado nas citações. Ela deve ser justificada e estar com espaçamento simples. Por exemplo, se a citação está no tamanho 11, a nota de rodapé deve estar no tamanho 10.

Quando usar a nota de rodapé?

Lembre-se que a nota de rodapé é um complemento, um detalhe do texto. Assim, o leitor pode não ler a nota de rodapé! Portanto, use as notas de rodapé com moderação e somente quando for necessário.

Se você gostou desse texto, deixe aqui seu comentário! Confira também o vídeo que preparamos sobre este assunto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Tudo muda o tempo todo….
NO QUAL ou DO QUAL?
Menu