José Gomes Pereira

Primeira publicação na Letraria: 2020

O que você gostaria que as pessoas soubessem sobre você enquanto autor?

José Gomes Pereira é professor de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa na Rede Municipal de Educação de Corumbá-MS. Leciona na Escola Municipal “Dr. Cássio Leite de Barros” e também na Escola Municipal Clio Proença. É mestre em Letras pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e estudante de doutorado pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). É membro e presbítero da Igreja Presbiteriana Betânia em Corumbá. Aprecia desde a meninice a literatura de um modo geral, os escritores locais, bem como as demais manifestações culturais do povo brasileiro. Em 2020, lançou pela Editora Letraria o livro de poesias intitulado Brocotozá de Incertezas. Em 2021, também pela Editora Letraria, lançou o livro de poesias Cachorro de Rua.

E sobre as suas obras publicadas?

A obra Brocotozá de Incertezas apresenta trinta poemas sobre temas diversificados, unidos pelo título que é uma proposta de análise da alma humana, cheia de mistérios e antagonismos. O termo brocotozá é um regionalismo típico do homem pantaneiro, cujo significado está associado a um terreno arenoso, de difícil acesso, no qual o boiadeiro o evita de todas as formas, pelos perigos de seu acesso. O termo foi utilizado para representar o coração do homem.
A obra Cachorro de Rua apresenta, sob a forma de metáforas, as incongruências do interior do ser humano, denunciando as fases da vida do homem, uma espécie de alegoria existencial, na qual um pobre e ao mesmo tempo feliz cachorro de rua estampa a capa do livro.

Para você, ser autor é:

Um desafio, uma honra e uma grande responsabilidade, considerando o público leitor na recepção da obra literária.

Caso queira, deixe uma mensagem sobre a sua experiência com a Letraria:

Minha experiência com a Letraria tem me permitido crescimento enquanto escritor. Ela é uma excelente editora por dar oportunidade aos novos escritores. É uma editora séria, competente e preocupada com a expansão do repertório literário de seus escritores.

Publicações do autor:

Cachorro de rua

Brocotozá de incertezas