Livro ilustrado

Esse tipo de livro conta com ilustrações personalizadas, feitas exclusivamente para sua história. As ilustrações são feitas por ilustradores profissionais, de acordo com a sua sugestão de ilustração. Primeiramente, é feito um esboço dos desenhos e, após a sua aprovação, as ilustrações recebem a coloração.

Todo o projeto gráfico e editorial do livro é feito em harmonia com as ilustrações. Oferecemos uma grande variedade de formatos e especificações de papel e acabamento, de acordo com o tamanho do livro, o público-alvo e a quantidade de livros que serão impressos.

Quanto mais exemplares você fizer na primeira tiragem, menor fica o valor unitário do livro.

Como escrever um livro ilustrado?

Muitas pessoas têm o sonho de escrever um livro infantil, repleto de belas ilustrações. Às vezes, elas já têm a história pronta e as ilustrações; outras vezes, têm somente a história e precisam de alguém para ilustrar. Assim, hoje, vamos te explicar como escrever um livro ilustrado.

Estamos no mercado editorial há quase 10 anos e já publicamos diversos livros infantis! Muitos deles estão disponíveis para download gratuito em nossa página: https://www.letraria.net/ebooks/. Vale a pena você conferir para se inspirar. 💜

Como escrever um livro ilustrado?

Embora seja um clichê, você precisa começar pelo começo, ou seja, escrever a história. Isso não significa que aquela será a melhor história que você já escreveu, mas você precisa começar por algum lugar.

Partindo de um enredo central e simples, você começa a escrever e as ideias vão surgindo. Surgem personagens, paisagens, situações e vai ficando mais fácil você desenrolar a narrativa. Vejamos alguns exemplos de enredo central bastante resumido nos livros que já publicamos:

Minha mãe usa touca de cetim: um menino negro vê a mãe usando uma touca de cetim e pergunta para que ela serve

Ele – o guardião da natureza: uma menina descobre que seu colega de classe é autista e se pergunta “E daí?”

As descobertas de Kito: Kito ganhou um livro de curiosidade e descobriu que a África não é um país, mas sim um continente

Quais são as próximas etapas?

Depois que a história estiver pronta, você precisa organizá-la de modo a encaixar as ilustrações. Vejamos a seguir um passo a passo:

1º – Divida a história por páginas.

2º – Pense em ilustrações para cada página. É importante que a cena imaginada complemente a história e não somente a descreva. Ou seja, a cena traz mais elementos do que o texto escrito. Em muitos casos, uma ilustração pode representar mais de uma página de texto e aí você pode retomar o 1º passo.

3º – Separe a quantidade de texto para cada ilustração e faça um texto descritivo sobre a ideia de ilustração. Por exemplo: o menino está com uma mochila pesada nas costas, chegando na escola e vê seus colegas no pátio correndo.

Com esses 3 passos resolvidos, você já consegue ter um esboço de como será seu livro, sabendo quantas páginas e quantas ilustrações ele pode ter. Assim, fica mais fácil você solicitar um orçamento para uma editora.

Como escolher o tamanho do livro?

Não existe uma regra que defina qual tamanho é melhor para seu livro, pois isso depende de muitos fatores. O tipo e o tamanho das ilustrações, a quantidade de páginas e a quantidade de exemplares são só alguns deles.

A maioria dos livros têm o tamanho de 15cm x21 cm. Por ser um corte padrão de papel, esse tamanho tem alto rendimento e acaba barateando o custo do livro. Outra vantagem é que, quando está aberto, o livro tem o tamanho de uma folha A4 (suflite) em modo paisagem. Com isso, você pode explorar mais as ilustrações de uma página inteira, encaixando o texto nelas.

Entretanto, você também pode escolher outros formatos de livro com custo semelhante. Por exemplo, um livro 15cm x 21cm com 40 páginas tem um valor muito próximo de um livro de 20 páginas no formato 21cm x 28cm. É por isso que o passo 1 é tão importante na hora de começar a planejar seu livro.

O que fazer depois de definir o tamanho do livro?

Depois que você tiver escrito sua história, determinado a quantidade e o tipo de ilustração e escolhido o tamanho do livro, é hora de entrar em contato com uma editora. Agora, você já tem tudo o que precisa para conseguir um orçamento com um valor real ou bem próximo do que seu livro será. Se precisar, faça um orçamento sem compromisso com a gente clicando aqui. 😉

Peça seu orçamento!

    Sobre sua publicação





    Clique aqui e veja exemplos de ilustrações.




    Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Google
    Política de Privacidade e Termos de serviço.

    Veja essas dicas!

    O tamanho 15x21cm e a tiragem de 200 unidades proporcionam um menor valor unitário.

    Sobre os formatos

    Veja como dividir a sua história para calcular a quantidade de ilustrações clicando aqui.

    Saiba mais sobre as ilustrações

    As ilustrações geralmente são utilizadas em livros/e-book infantis, fazendo parte da composição da história. Elas são produzidas de maneira personalizada, de acordo com o tema do livro/e-book ou da referência apresentada pelo autor.

    As ilustrações podem ser feitas de três maneiras: 1) simples, 2) detalhadas com fundo simples ou 3) detalhadas com fundo detalhado.

    Ilustração simples

    Ilustrações simples, com poucos detalhes.

    Ilustração detalhada com fundo simples

    Ilustrações detalhadas, contendo luz e sombra. O fundo é simples, sem muitos elementos.

    Ilustração detalhada com fundo detalhado

    Ilustrações detalhadas, contendo luz e sombra. O fundo também é detalhando contendo muitos elementos, que preenchem toda a página.