O primeiro passo para publicar com a gente é querer ser lido!

Publicamos narrativas, poemas, teses de doutorado, dissertações de mestrado, TCC, textos de teoria crítica, literatura infantojuvenil, histórias em quadrinhos e diversos outros temas.
Você pode publicar o que quiser e no formato que preferir:
e-book, livro ou livro ilustrado!

Como vai funcionar a edição do seu livro?

O trabalho de edição é um processo conjunto entre a editora e os autores/organizadores. Dessa forma, estaremos sempre entrando em contato com você a cada etapa da edição. Nada será feito sem a sua ciência e autorização, pois você acompanha cada uma das etapas de edição.

No trabalho de edição,
cuidamos de tudo para você:
  • Revisão e normatização dos textos
  • Projeto editorial
  • Conselho editorial
  • Projeto gráfico e diagramação
  • Capa e contracapa
  • ISBN
  • Ficha catalográfica 
  • Vendas on-line

O que você pode publicar?

E-book

Versão digital para publicação de qualquer tipo de história. No e-book, não há limitação de cores, imagens, páginas. Além de sustentável, o e-book tem um valor unitário incalculável.

Livro

Livro com capa colorida e miolo preto e branco. É a opção mais adequada para textos longos, trabalhos acadêmicos, teses/dissertações, histórias sem ilustração.

Livro ilustrado

Livro com ilustrações. É a opção mais adequada para histórias infantis ou histórias curtas, com até 56 páginas, e impressão de páginas coloridas.

Dúvidas frequentes

O ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) é o número que identifica e particulariza uma obra monográfica, como se fosse seu documento de identidade (seu RG). Livros e e-books, por exemplo, devem receber o número ISBN para registro da sua publicação

O ISBN é o registro junto à Câmara Brasileira do Livro que garante os direitos autorais da obra publicada e deve ser feito pela editora que produziu o material.
Todas as nossas publicações recebem ISBN, tanto no formato e-book quanto no formato de livro (impresso). Quando são publicados os dois formatos, são atribuídos dois números ISBN.
Caso o conteúdo do livro ou e-book seja utilizado de forma indevida (sem menção à fonte) por qualquer pessoa futuramente, o(a) autor(a) poderá recorrer aos meios legais através do número ISBN.

Nossos e-books não têm DOI, pois eles já recebem o registro ISBN na Câmara Brasileira do Livro.

O link onde os e-books estão hospedados (em nosso site) é permanente, portanto, não há risco de o link expirar.

O registro do seu livro fica vinculado a todo o trabalho de edição que fazemos (revisão e normatização do texto, projeto editorial, projeto gráfico e capa/contracapa, diagramação e registro ISBN) e seus direitos autorais são garantidos por esse registro. Sendo assim, não fazemos o trabalho apenas de impressão ou de registro ISBN.

O mesmo livro não pode ser publicado por outra editora por conta do registro ISBN, ou seja, o registro do seu livro fica vinculado a todo o trabalho de edição que fazemos e seus direitos autorais são garantidos por esse registro. Porém, você pode mudar de editora se quiser produzir outro livro.

Não. Como o e-book e o livro impresso recebem registros diferentes (um ISBN para cada), o fato de publicar um dos dois pela Letraria não te obriga a publicar o outro formato também pela Letraria. Porém, caso você já tenha publicado um dos dois formatos em outra editora, você precisa consultar o contrato de publicação que estabeleceu com ela.

O registro ISBN da publicação (livro ou e-book) é feito na Câmara Brasileira do Livro (CBL). Esse registro garante os direitos autorais da obra publicada e deve ser feito pela editora que produziu o material. Nele ficam vinculados o nome do(s) autor(es) ou organizador(res), a editora, a data da publicação, o título da obra e outros dados sobre o material.

Sim, os direitos autorais são garantidos pelo registro ISBN. Caso o conteúdo do e-book seja utilizado de forma indevida (sem menção à fonte) por qualquer pessoa futuramente, o(a) autor(a) poderá recorrer aos meios legais através do número ISBN.

O valor de venda é calculado ao término da edição e varia em função da categoria (livros acadêmicos, literatura infantojuvenil, história em quadrinhos), da relevância do tema, do ineditismo da obra, da tiragem, do tamanho do livro, da qualidade do papel, da impressão (colorida ou preto e branco). Veja em nossa loja o valor médio dos livros: https://loja.letraria.net/

Se os livros ficarem à venda em nossa loja, você (autor/autora) recebe 60% do valor de venda nos livros impressos e 80% nos e-books. Se quiser ficar com os exemplares para venda, você recebe 100% do valor, já que não precisa repassar nenhum valor para a editora.

Sim, nós enviamos um relatório mensal de vendas aos autores e o valor é repassado diretamente na conta indicada pelo autor.

Em nossa loja (https://loja.letraria.net/), oferecemos todo o suporte de vendas, com opção de pagamento no boleto bancário ou cartão de crédito, e fazemos entregas para todo o Brasil. Entretanto, não exigimos exclusividade na venda dos livros/e-books. Caso queira fazer a venda em outras lojas (Amazon, Hotmart ou outra plataforma), você mesmo pode fazer o cadastro do produto.

Sim. O arquivo do e-book é PDF, que é um formato universal, compatível com celular, tablet, notebook, Kindle ou outro dispositivo digital

Não. O arquivo do e-book é PDF, que é um formato universal, compatível com celular, tablet, notebook, Kindle ou outro dispositivo digital.

Já o e-pub, o arquivo feito para o Kindle ou o e-reader não são compatíveis com qualquer leitor de PDF. Eles só funcionam nessas plataformas.

Nosso e-book tem o objetivo de ser o mais democrático possível, então optamos pelo PDF, pois ele funciona em qualquer plataforma digital, inclusive no navegador da internet (sem necessidade de download).

A editora não entra na transação e não recebe nenhum valor por isso. Você precisa verificar as taxas cobradas pela loja para saber quanto precisará pagar a eles.

Sim. Nossa experiência mostra que não há conflito entre esses dois formatos, ou seja, não é porque existe o e-book gratuito que o livro impresso não vai ser vendido. Ao contrário, o acesso gratuito ao conteúdo do e-book estimula os leitores a adquirirem o livro impresso. Veja alguns exemplos de obras que foram editadas dessa forma:

https://www.letraria.net/voce-disse-libras/
https://www.letraria.net/a-mulher-surda/
https://www.letraria.net/tons-de-melancolia/
https://www.letraria.net/o-congresso-de-milao/
https://www.letraria.net/lexico-pesquisa-brasil/
https://www.letraria.net/oralidade-formacao-docente/

Sim. O e-book é um arquivo PDF que você pode enviar por e-mail. Porém, caso queira preservar a exclusividade do material, seria mais fácil distribuir o livro impresso. Com o e-book, corre-se o risco de as pessoas compartilharem o PDF com outras.

Nós não fazemos a impressão sob demanda na primeira tiragem, pois o custo da edição completa e da impressão deixam o valor unitário muito alto para o leitor. Quando a primeira tiragem se esgota e o autor pretende continuar vendendo o livro, nós podemos fazer a impressão sob demanda porque aí o arquivo do livro já está pronto.

Sim, você pode incluir seu e-mail no livro e fazer isso com os leitores que entrarem em contato.

Para que o custo unitário do livro fique mais acessível, sugerimos o mínimo de 100 exemplares, que podem ser usados para divulgação, distribuição em bibliotecas, venda, parcerias.

Sim, o frete é pago pelo cliente. O frete econômico custa a partir de R$5,50 e não passa de R$8,00 por livro. Em nossa loja, você pode cotar os valores do frete, fazendo uma simulação de compra: https://loja.letraria.net/categoria-produto/livros/academicos/

Sim, você pode ficar com quantos exemplares quiser e deixar outros à venda em nossa loja. Caso precise de mais exemplares do que a quantidade que ficou com você, você paga apenas o custo do frete.

Geralmente a segunda tiragem tem um custo menor do que a primeira, por já termos o material todo editado e o ISBN. Porém, esse custo fica ainda menor se você fizer uma tiragem maior (recomendamos 100 exemplares) logo na primeira vez.

Caso os livros fiquem à venda na loja da Letraria, nós fazemos todo o trabalho de divulgação do livro, que inclui postagem em redes sociais, vídeo no YouTube, e-mail marketing, campanhas e promoções.

Para ampliar a divulgação do material, sugerimos que você disponibilize o e-book para download gratuito, pois isso permite que mais pessoas tenham acesso a ele. Nossos e-books têm uma repercussão muito relevante, com uma quantidade grande de downloads (nosso primeiro e-book já teve mais de 6500 downloads), com a possibilidade de visualização on-line (sem necessidade de download) e com a facilidade de divulgação do link. Além disso, não exigimos nenhum cadastro dos leitores para que façam o download, o que facilita a circulação do material.

Todas as etapas de edição dos livros/e-books são feitas pela equipe da Letraria e nós não desmembramos os serviços. Nós fazemos uma revisão do texto no início do trabalho e outra ao final, após a diagramação, observando aspectos gramaticais (ortografia, acentuação, pontuação, concordância, regência, sintaxe, crase), a coesão e a coerência textuais, adequando a formalidade da linguagem ao contexto e eliminando palavras repetidas, pleonasmos e vícios de linguagem. Todas as alterações realizadas ficam marcadas em um arquivo (para que você veja o que foi feito). Nessa revisão, também fazemos sugestões de melhorias para adequar o material ao público-alvo. Você pode passar o material para outro revisor, mas isso não altera o valor do orçamento.