Primeira publicação na Letraria: 2024

Marcos de França
O que você gostaria que as pessoas soubessem sobre você enquanto autor?
Tenho pós-doutorado em Linguística (2019), pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e em Educação (2025), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); doutorado em Linguística (2015) e mestrado em Letras (2009), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); especializações em Língua Portuguesa (2001), Didática e Metodologia do Ensino Superior (2006), Alfabetização e Letramento (2023), Antropologia Cultural e Social (2025) e Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (2025), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); graduação em Licenciatura Plena em Letras-Português (1999), pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Fui professor substituto da UFS (2008-2010; 2016-2017); fui também professor da Universidade Tiradentes (UNIT- 2005-2006); e fui professor de Língua Portuguesa do ensino básico das redes pública e privada onde atuei por mais de 20 anos no estado de Sergipe. Atualmente sou professor adjunto de Língua Portuguesa do Departamento de Línguas e Literaturas (DLL-2017) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Líder do CER: Grupo de Pesquisa Círculo de Estudos Raciovitalista. Tenho experiência nas áreas de Letras, Linguística e Educação, com ênfase nas subáreas de Análise do Discurso, Semântica, Pragmática, Linguística Textual, Sociolinguística, Linguística Aplicada e Didática e Metodologia de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: língua/linguagem e discurso, letramentos e multimodalidade, gêneros textuais/discursivos e variação linguística voltados ao ensino de Língua Portuguesa (gramática, leitura, produção de texto, análise linguística); formação docente inicial e continuada (em Letras e Língua Portuguesa); didática do ensino-aprendizagem na formação docente inicial e continuada (nos ensinos básico e superior).
E sobre as suas obras publicadas?
Tenho publicado pela editora Letraria as seguintes obras: A Formação Crítico-Reflexiva na Docência em Letras (2025), Sobre discursos, sujeitos e formação docente em Letras: percursos de estudos (2024, em coautoria), Estudos Linguísticos e Literários: abordagens (2020, como co-organizador), Estudos Linguísticos: abordagens contemporâneas (2020, como co-organizador); Formalismo e funcionalismo: teorias linguísticas (sempre) em confronto? (2021, como organizador), editora CRV; Os (inter)discursos na formação docente em Letras (2019), editora Appris; pela editora UFS: Nas tramas dos discursos: sujeitos, verdades e saberes (2013), Estudos linguísticos e ensino de língua: abordagens (2012).
Para você, ser autor é:
Para mim, ser autor é compartilhar ideias e pensamentos com o(s) outro(s) e dialogar com o(s) leitor(es) a partir de um olhar reflexivo, crítico e científico porque o meu lugar de fala é o do ciência da língua(gem), com ênfase na Análise do Discurso como base principal em diálogo com outras áreas das ciências humanas e sociais. Portanto, ser autor é possibilitar, é abrir diálogos com os leitores e com o mundo.
Caso queira, deixe uma mensagem sobre a sua experiência com a Letraria:
Com relação à editora Letraria, minha experiência é a melhor possível. Sempre receptiva e responsiva em receber as opiniões e sugestões e responder às dúvidas e questionamentos do autor, além de um trabalho primoroso no processo de revisão e editoração.

