O congresso de Milão

Uma homenagem à comunidade surda

Essa HQ bilíngue para surdos retrata a opressão sofrida mundialmente pela comunidade surda desde que o “Congresso de Milão” (1880) proibiu as línguas de sinais. Na história, o personagem Marcelo, surdo sinalizante de língua brasileira de sinais (libras), demonstra que a forma de conceber o mundo está nos olhos de quem vê e evidencia a dificuldade de comunicação pela modalidade oral e suas línguas dominantes. Marcelo encontra em um shopping uma colega ouvinte que se comunica em libras. Ela o leva para uma palestra que irá contar sobre esse período de opressão vivido pelos surdos. O personagem Marcelo perpassa as principais épocas históricas até retornar aos tempos atuais. Ao final, ele destaca a importância de se comunicar pela língua de sinais, visto que é por meio dela que a comunidade surda tem o conhecimento em suas mãos.

Profa. Dra. Kelly Priscilla Lóddo Cezar – orientadora e autora da HQ
Luiz Gustavo Paulino de Almeida – autor e ilustrador da HQ

A ideia de construir uma história em quadrinhos para a comunidade surda nasceu em uma Semana de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR-2016). Em uma apresentação de minicurso que estava sendo palestrada pelo Prof. Danilo Silva (UFPR), eu (Kelly) estava participando como professora ouvinte do minicurso quando, em um dos momentos, o professor Danilo utilizou uma tira realizada pelo acadêmico Luiz Gustavo Paulino de Almeida. Neste mesmo dia, eu convidei o Luiz para participar do projeto institucional “Gêneros textuais e o ensino para surdos”. Mostrei a ele a reportagem sobre a publicação de uma tese em quadrinhos do norte-americano Nick Sousanis (2015). A partir deste momento, estudamos juntos, fizemos cursos juntos, nos aperfeiçoamos na área de quadrinhos. Ao total, foram dois anos e meio dedicados em nível de pesquisa e aperfeiçoamento para então criarmos uma HQ bilíngue para surdos. Luiz passou por programa voluntariado acadêmico (2016-2017), iniciação científica (UFPR, 2017-2018), TCC (2018), bem como apresentações em congressos e publicações em revistas. 

A temática do “Congresso de Milão” (1880-1980) foi escolhida desde o primeiro momento em razão de tentarmos realizar uma homenagem à comunidade surda. A escolha do gênero HQ se deu por diferentes fatos: 1. Dom do autor e ilustrador Luiz Gustavo Paulino de Almeida; 2. As narrativas visuais vão ao encontro das línguas de sinais; 3. Escassez de materiais em nível de pesquisa em Universidades com o uso de HQ, 4. Possibilidade de se criar e transmitir a história narrada com baixo uso da modalidade escrita da língua dominante. Depois de criada, a HQ passou por revisões e opiniões do Prof. Danilo Silva, historiador e surdo, e então realizamos os ajustes. Depois disso, entramos em contato com a editora Letraria para produção de um e-book com a finalidade maior de se tornar um material bilíngue acessível (as partes escritas estão sinalizadas e há glossário e sinalário na área) que diminua a barreira linguística. O e-book se torna a melhor fonte de divulgação, visto que está na modalidade on-line e também pode ser impresso e utilizado de uma forma econômica, pois a criação da HQ está em preto e branco, ou seja, pode ser impressa e com baixo custo.

Kelly Priscilla Lóddo Cezar
Autora-orientadora

Professora Adjunta do curso de licenciatura em letras libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus de Curitiba. Pós-doutora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora pelo Programa de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Conceito 6 – Capes). Graduada e Mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do projeto de pesquisa “Gêneros textuais e o ensino para surdos” (UFPR).

Lattes  |  E-mail

Luiz Gustavo Paulino de Almeida
Autor-Ilustrador

Formando do curso de licenciatura em letras libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tradutor/Intérprete. Desenhista-Ilustrador. Membro participante do projeto institucional “Gêneros textuais e o ensino para surdos”.

Lattes E-mail  |  Facebook  |  Instagram

Confira os vídeos desse projeto

Prefácio
Glossário
Sinalário
Introdução

Agradecimentos

À comunidade surda pelo exemplo de encorajamento e persistência em defesa às línguas sinalizadas – minoria linguística.

Ao professor Me Danilo Silva, pelo acompanhamento e opiniões valiosas no trabalho.

À coordenação atual André Xavier e Daiane Ferreira do curso letras libras (UFPR) pelo incentivo.

À coordenação anterior Sueli de Fátima Fernandes e Jefferson Diego de Jesus do curso letras libras (UFPR) pelo incentivo.

Ao programa de iniciação científica (UFPR) pela bolsa concedida.

Aos alunos do curso de letras libras da Universidade Federal do Paraná que acompanha e divulga a pesquisa e são participantes ativos em nosso trabalho.

As escolas de surdos bilíngues pela resistência e por nos fazer pensar prioritariamente nos materiais criados na universidade (pesquisa) para contribuição social.

Aos professores e intérpretes da Universidade Federal do Paraná por sempre incentivarem e trazerem belas palavras para nosso trabalho.

Aos nossos familiares que estão sempre presente.

Ao querido José Luis de Almeida Sobrinho, pai do querido Luiz Gustavo Paulino de Almeida, in memoriam,  que nos deixou sem ver o trabalho concluído, mas esteve presente ao lado do querido desenhista admirando os belos desenhos e a sinalização do filho.

Eu, Kelly Priscilla Lóddo Cezar, agradeço imensamente o meu orientado e filho acadêmico Luiz Gustavo Paulino de Almeida pela excelente parceria e que me ensinou muito mais do que aprendeu.

Eu, Luiz Gustavo Paulino de Almeida, deixo meu agradecimento especial à minha orientadora e mãe acadêmica Kelly Priscilla Lóddo Cezar pela dedicação, empenho e contribuição para minha formação e também por ter me mostrado que a pesquisa científica pode ser muito prazerosa, se feita com esforço e uma dose generosa de amor. E, por fim, à dona Ester, minha querida mãe, que sempre esteve ao meu lado e nunca deixou de acreditar em mim.

Nós agradecemos à Comunidade Surda!!!!

Nossa dica para você 😉

Para visualizar melhor os recursos do e-book, utilize o aplicativo Adobe Acrobat Reader

Conheça outros e-books da área de Libras

História dos Surdos: da Antiguidade à Idade Média

Kika e a estrela encantada

Amazônia em chama

Séno Mókere Káxe Koixómuneti. Sol: a Pajé surda

4 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.