Compartilhe 💡

A constituição da área de pesquisa em Ensino de Física: em busca de uma identidade

Organização
Taina de Araujo Carvalho
Carlos Chaves
Andreia Guerra
Ivã Gurgel

A busca pela identidade de uma área que pulsa entre a ciência e a educação
Como se constituiu a área de pesquisa em Ensino de Física no Brasil? Situada na interface entre a Física e as Ciências Humanas, esta área construiu, ao longo de décadas, objetos, problemas e metodologias próprias, distinguindo-se tanto da pesquisa em Física “pura” quanto da pesquisa educacional em sentido amplo.
Longe de ser apenas um exercício de memória, esta obra mergulha nos processos históricos, políticos e institucionais que moldaram o campo. Através da metodologia da História Oral, o livro traz as vozes de protagonistas que vivenciaram os debates, as resistências e as conquistas que permitiram a consolidação de marcos como o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF).
Ao reunir nove entrevistas fundamentais e a transcrição de uma fala emblemática de João Zanetic, os organizadores oferecem ao leitor uma cartografia das disputas por reconhecimento acadêmico e das redes de afeto e intelecto que sustentam a comunidade hoje. É um convite indispensável para olhar o passado, compreender a identidade presente e projetar os rumos futuros de uma área essencial para o desenvolvimento humano e social no Brasil.

Nossa dica para você 😉

Para visualizar melhor os recursos do e-book, utilize o aplicativo Adobe Acrobat Reader

Conheça outros e-books da área