Autor:
Frederico Franco
Conselho editorial:
Ana Maria Rufino Gillies (PPG-CINEAV – Unespar)
Alexandre Rafael Garcia (PPG-CINEAV – Unespar)
Allan Oliveira (PPG-MUS – Unespar)
Amabilis de Jesus da Silva (PPG-Artes – Unespar)
Ana Paula Peters (PPG-MUS – Unespar)
André Acastro Egg (PPG-MUS – Unespar)
Artur Freitas (PPG-Artes – Unespar)
Beatriz Avila Vasconcelos (PPG-CINEAV – Unespar)
Carolina Amaral Aguiar (UEL)
Claudia Priori (PPG-CINEAV – Unespar)
Cristiane do Rocio Wosniak (PPG-CINEAV – Unespar)
Débora Opolski (PPG-CINEAV – Unespar)
Eduardo Tulio Baggio (PPG-CINEAV – Unespar)
Fabiane Freire França (PPG-SED – Unespar)
Fábio Jabur Noronha (PPG-CINEAV – Unespar)
Fábio Poletto (PPG-MUS – Unespar)
Fábio Steyer (UEPG)
Fábio Uchoa (Universidade Anhembi-Morumbi)
Felipe Ribeiro (PPG-MUS – Unespar)
Gisele Schnorr (PROF-FILO – Unespar)
José Ronaldo Fassheber (PALI – Unespar)
Juslaine de Fátima Abreu Nogueira (PPG-CINEAV – Unespar)
Luciana Paula Castilho Barone (PPG-CINEAV – Unespar)
Marcelo Carvalho (PPG-COM – UTP)
Maria Cristina Mendes (PPG-CINEAV – Unespar)
Pedro de Andrade Lima Faissol (PPG-CINEAV – Unespar)
Pedro Plaza Pinto (PPG-CINEAV – Unespar/PPG-HIS-UFPR)
Rafael Tassi Teixeira (PPG-CINEAV – Unespar)
Regiane Ribeiro (PPG-COM- UFPR)
Robson Rosseto (PPG-ARTES – Unespar)
Rosane Kaminski (PPG-CINEAV – Unespar/ PPG-HIS-UFPR)
Rosemeri Rocha (PPG-Artes – Unespar)
Salete Machado Sirino (PPG-Artes – Unespar)
Sandra Fischer (PPG-CINEAV – Unespar / PPG-COM-UTP)
Solange Stecz (PPG-Artes – Unespar)
Coleção Artes do Cinema e do Vídeo
A Coleção Artes do Cinema e do Vídeo tem como objetivo a publicação de dissertações selecionadas, produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná. Busca-se, assim, divulgar e fortalecer a pesquisa sobre Cinema e Vídeo enquanto campos artísticos, com ênfase tanto nos processos de criação artística, quanto em teorias e discursos que se materializam nestas artes.
Coordenação Editorial: Beatriz Avila Vasconcelos e Débora Regina Opolski
O presente livro tem como tema principal uma análise comparativa entre o cinema experimental brasileiro dos anos 1970 e a geração de artistas visuais conhecida por desenvolver aquilo que será conhecido como arte de guerrilha ou contra-arte. As principais questões investigativas dizem respeito a como pode se estabelecer relações estético-políticas entre as duas tendências artísticas citadas. Para isso, três filmes experimentais brasileiros foram selecionados para servirem como objetos de estudo desta pesquisa junto de uma gama de produções artísticas da dita geração AI-5, responsável pela disseminação do conceitualismo da contra-arte ou arte de guerrilha. Entre os mais variados filmes, três foram selecionados para compor o corpus desta obra. O primeiro é “Memórias de um estrangulador de loiras” (1971), dirigido por Júlio Bressane durante seu exílio em Londres; o segundo é “Sentença de Deus” (1972) , de autoria de Ivan Cardoso, gravado em 8mm; e o último, realizado pelo iconoclasta Edgard Navarro, é o célebre “O rei do cagaço”, também feito na bitola Super-8, já realizado na segunda metade dos anos 1970. Uma série de fatores levou à escolha desses filmes em particular. O primeiro diz respeito às possíveis aproximações das obras audiovisuais com a arte de guerrilha.